Acesso à informação

Acesso à Informação

Perguntas e Respostas Frequentes da Sociedade

Perguntas e respostas frequentes

Perguntas Frequentes

P: Quem é a Goiasgás?

R: A Agência Goiana de Gás Canalizado S/A – Goiasgás foi criada por meio da Lei Estadual nº 13.641/2000. É uma empresa de capital misto que tem por objeto social a exploração, distribuição e comercialização de gás natural canalizado, e de outras origens, por vias terrestres e fluviais. Além de desenvolver atividades correlatas necessárias à distribuição do gás em todo o segmento consumidor para a geração termelétrica ou outras finalidades possibilitadas pelos avanços tecnológicos.

P: O que é o Gás Natural?

R: O mais limpo dos combustíveis fósseis, o gás natural possui características que favorecem uma maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam e reduzem os impactos ambientais. Versátil, pode ser utilizado em aplicações domésticas, industriais e automotivas, substituindo a gasolina, o etanol, o óleo diesel e como fonte de geração de energia elétrica.

P: Quais são as principais características do Gás Natural?

R: É uma energia de origem fóssil ou renovável (biometano), mistura de hidrocarbonetos leves entre os quais se destaca o metano (CH4), que se localiza no subsolo da terra procedente da decomposição da matéria orgânica espalhada entre os extratos rochosos ou através da decomposição de resíduos animais ou vegetais.

Tal e como é extraído das jazidas, o gás natural é um produto incolor e inodoro, não é tóxico e é mais leve que o ar. O gás natural não tem cheiro, é odorizado para que seja percebido em caso de vazamentos. Além disso, o gás natural é uma energia carente de enxofre e a sua combustão é completa, liberando como produtos da mesma o dióxido de carbono (CO2) e vapor de água, sendo os dois componentes não tóxicos, o que faz do gás natural uma energia ecológica e não poluente.

P: Quais são as vantagens do Gás Natural?

R: Menor corrosão dos equipamentos e menor custo de manutenção. Menor custo de manuseio de combustível. Elevado rendimento energético. Custo bastante competitivo com outras alternativas. Diminuição da poluição urbana.

P: Existe possibilidade de contaminação ou adulteração do Gás Natural?

R: Por ser distribuído por tubulação de alta pressão desde seu ponto de extração, não existe qualquer contato com o combustível, eliminando possibilidades de contaminação ou adulteração, assegurando sua qualidade.

P: Como posso passar a utilizar o Gás Natural?

R: Para utilizar o Gás Natural, a rede de distribuição interna deve estar de acordo com as normas da ABNT. Caso esteja dentro das normas e após uma vistoria técnica, provavelmente nenhuma grande alteração seja necessária. Quanto aos equipamentos (fogão, aquecedor, caldeiras, etc), os queimadores dos mesmos deverão sofrer uma pequena adaptação.

Além do GLP, o GN pode substituir o óleo diesel, o óleo combustível, a lenha, o carvão e a eletricidade. Principais aplicações:

- Equipamentos de cozinha: fogões, chapas, fornos, fritadeiras, etc;

- Aquecimento de água: aquecedores de passagem, caldeiras, broilers, etc;

- Climatização de ambientes: lareiras, chillers (sistemas de ar condicionado);

- Geração de Energia Elétrica: moto geradores a gás natural;

- Combustível para Veículos.

P: Os carros movidos a GNV são seguros?

R: Totalmente seguros. Sendo mais leve que o ar, em caso de vazamentos, o gás se dissipa rapidamente na atmosfera, diminuindo o risco de explosões e incêndios. Além disso, para que o gás natural inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620° C. O álcool se inflama a 200° C.

Em hipótese alguma, os veículos movidos a GNV podem ser confundidos com aqueles que circulavam, clandestinamente, com botijões de gás de cozinha.

 P: O Gás Natural é igual ao gás de botijão?

R: Não. Suas características são muito diferentes do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, ou gás de botijão, cujo uso como combustível em veículos automotores é proibido).

ÍNDICE DO ACESSO À INFORMAÇÃO